Passarinhar

A arte de observar e registrar as aves em seu habitat natural

Por que passarinhar?
CONEXÃO COM A NATUREZA: Observar aves é uma das maneiras de estar em contato com a natureza. É uma terapia natural que ajuda a combater a depressão e a ansiedade, estimulando os sentidos, a capacidade de atenção e de concentração.

CONEXÃO COM A CIÊNCIA: Através de seus registros, os observadores auxiliam na preservação e proteção das aves. Fotos, vídeos e áudios publicados ajudam a ampliar o conhecimento sobre o comportamento e a distribuição das espécies na natureza.
Onde?
Quando?
As aves podem ser encontradas em diversos lugares. Bem-te-vis, rolinhas e pardais já fazem parte da paisagem urbana. Muitos registros podem ser feitos sem sair de casa, da janela de sua casa, e outros nas áreas verdes de sua cidade, como praças e parques. 

Para buscar espécies diferentes e mais difícies de se ver, o ideal são as regiões rurais de cidades, onde o fluxo de carros e pessoas são bem menores. Estradas e fazendas são lugares interessantes também. 

IMPORTANTE: Antes de explorar uma nova área, procure obter informações sobre o lugar e procure ir com um guia ou em grupo, para sua segurança.
As aves podem ser vistas a qualquer hora do dia, porém ficam mais ativas nas primeiras horas da manhã, quando estão despertando com fome, e também no final da tarde, quando preparam-se para dormir.

Na primavera costumam estar muito ativas ao longo do dia, por conta do período de acasalmento e reprodução.

Para as aves de hábitos noturnos, como corujas e bacuraus, é mais fácil observá-las durante a noite, com auxílio de lanternas e flashes fotográficos.
Como?
O Que Levar?
Escolha roupas leves, de preferência com cores neutras (tons de verde, cinza ou cáqui), para ficar disfarçado com a paisagem.

Procure andar devagar, sem fazer movimentos bruscos, prestando atenção aos sons e movimentos nas folhas das árvores ou arbustos.

O ideal é escolher dias claros, de preferência com pouco vento, para perceber com mais facilidade as aves mexendo-se entre as folhas. Outra técnica boa é posicionar-se perto de árvores com frutos maduros ou com flores.
EQUIPAMENTOS: máquina fotográfica, binóculos, gravador de som, playback, lanterna, tripé, etc.

​SUPRIMENTOS: água, protetor solar, repelente e algo para comer.

RECURSOS: caderneta para anotações e um guia de campo.